Paracetamol funciona na dor lombar?

Sabe quando o narrador do comercial de medicamento fala acelerado no final: “este medicamento é contra indicado em caso de suspeita de dengue”. Deveriam substituir essa frase por algo do tipo: “este medicamento é contra indicado em caso de evidências que não funciona”.

Escrevo isso, pois existem medicamentos prescritos para a dor lombar, que apesar de consagrados não possuem sua eficácia comprovada através do método científico. Uma dessas formas é o paracetamol (acetaminofeno), uma medicação analgésica que usualmente é a primeira escolha para tratamento da dor.

Uma revisão sistemática de alta qualidade mostrou que o paracetamol não é melhor do que o placebo em pacientes com dor lombar aguda. Seus efeitos na dor lombar crônica são incertos e não existem estudos para dor lombar subaguda (1). Ou seja, o mesmo não deveria ser indicado para o tratamento de uma pessoa com dor lombar, pois a chance de não funcionar é alta.

Então da próxima vez que você ver algum comercial anunciando o uso do paracetamol para dor lombar lembre-se: “este medicamento é contra indicado, pois provavelmente não vai te ajudar em nada” (na voz acelerada do narrador).

Se você quiser saber sobre o uso de outros medicamentos na dor lombar é só clicar aqui para acessar outros textos do blog.

Não perca as novidades no blog e sobre os cursos! Clique aqui  para receber as novidades!

REFERÊNCIA
Saragiotto BT, Machado GC, Ferreira ML, Pinheiro MB, Abdel Shaheed C, Maher CG. Paracetamol for low back pain. Cochrane Database of Systematic Reviews 2016, Issue 6. Art. No.: CD012230.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close