Alongamento na prevenção da dor lombar?

Uma revisão sistemática de estudos prospectivos coorte mostrou que restrições na mobilidade lateral de tronco, na amplitude de movimento de isquiostibiais e na lordose lombar estão associadas com um risco em desenvolver dor lombar (1).

Isso significa que devo realizar alongamentos nesses músculos para prevenir a dor lombar? Não necessariamente. A revisão enfatiza o fator de risco, mas não enfatiza formas de prevenir o mesmo, ou seja, esses achados clínicos seriam a forma de se descobrir quem estaria mais predisposto a ter recidivas de dor lombar no futuro, mas não direcionam a forma de tratamento. Obviamente que somos direcionados a pensar no aumento da amplitude de movimento, mas sem estudos clínicos para testar a intervenção não é possível afirmar que o ganho de amplitude de movimento ajude a prevenir a dor lombar. São coisas diferentes, mas complementares.

Então é necessário um estudo de prevenção, utilizando o alongamento como intervenção em indivíduos com dor lombar. Temos estudos desse tipo? Sim!

Uma revisão sistemática de 2017, 16 estudos clínicos randomizados e 4310 participantes(!), mostrou que o alongamento é benéfico na prevenção da dor lombar. Mas preste atenção: o alongamento é benéfico na dor lombar quando associado com exercícios de fortalecimento, de 2 a 3 vezes na semana. A mesma revisão também mostrou que o fortalecimento quando associado com exercícios aeróbios de 2 a 3 vezes na semana também é eficaz na prevenção da dor lombar, além de diversas outras formas de exercício serem benéficas na prevenção da dor lombar. Mas as que mais apareceram foram: fortalecimento + alongamento e fortalecimento + aeróbio. De uma forma geral, o exercício reduziu a presença de dor lombar em 33% (2).

Você percebeu os padrões aparecendo? Uma hipótese interessante é que um ponto chave na prevenção é o fortalecimento, ou os mecanismos envolvidos no fortalecimento. Outra hipótese poderia ser que o efeito sistêmico geral de qualquer exercício ter um efeito preventivo (via analgésica descendente do sistema nervoso), já que a mesma revisão mostrou que diversas outras formas de exercício também previnem a dor lombar.

O alongamento é benéfico na prevenção da dor lombar? Sim, quando utilizado junto com o fortalecimento.

Todo exercício é benéfico na prevenção da dor lombar? Também.

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REFERÊNCIAS

1 Sadler SG, Spink MJ, Ho A, De Jonge XJ, Chuter VH. Restriction in lateral bending range of motion, lumbar lordosis, and hamstring flexibility predicts the development of low back pain: a systematic review of prospective cohort studies. BMC Musculoskeletal Disorders. 2017;18:179. doi:10.1186/s12891-017-1534-0.

2 Shiri R, Coggon D, Falah-Hassani K. Exercise for the Prevention of Low Back Pain: Systematic Review and Meta-Analysis of Controlled Trials. Am J Epidemiol. 2017 Oct 19.

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