Existe postura correta para dormir?

Durante o curso de nossas vidas, um terço é gasto deitado, descansando ou dormindo. Este período é essencial para o sistema músculo-esquelético, bem como para a recuperação do sistema nervoso central (1).

Gracovetsky considera que a melhor posição para dormir é aquela que reduz o estresse, relaxa os músculos diminuindo sua atividade e promove um melhor equilíbrio corporal (2). É óbvio que dormir em uma posição confortável será mais interessante para restabelecer a homeostase, mas será que existe uma posição melhor que a outra?

As orientações gerais, vindas dos profissionais de saúde, é que dormir em prono (barriga pra baixo) é ruim, em supino (barriga pra cima), seria mais equilibrado, e em decúbito lateral (de lado), com apoios em locais estratégicos seria bom. E apesar de serem orientações muito comum, não existem evidências de boa qualidade de que exista uma melhor postura para dormir. As referências básicas sobre o assunto são de livros texto, e não de artigos científicos (3, 4, 5, 6, 7).

Apesar de biomecanicamente fazer sentido, antes de afirmar que qualquer alteração faz “bem” ou “mal” pra coluna, é necessário estudos clínicos bem delineados, ou no mínimo estudos prospectivos para mostrar associações a longo prazo entre postura e dor lombar. Existe apenas uma associação na literatura entre posturas “estranhas para dormir” e a dor lombar (8).

Mas entenda, a associação entre uma postura estranha para dormir e a dor lombar não significa que ter uma postura “correta” é o caminho da salvação, e muito menos que esse seja o fator causal do problema. Mas também não significa que você não possa fazer uma orientação postural a um paciente que reclama de dores ao dormir. O que é adequado para um, pode não ser para o outro. Lembre-se que dor lombar possui diversas associações e até o momento é impossível apontar uma só causa. Ainda temos muita pesquisa pela frente antes de bater o martelo sobre esse assunto.

Mantenha-se atualizado sobre biomecânica e controle motor da coluna, recebendo conteúdo exclusivo por email! Clique aqui para se cadastrar.

REFERÊNCIAS

1 Desouzart G, Matos R, Melo F, Filgueiras E. Effects of sleeping position on back pain in physically active seniors: A controlled pilot study. Work 53 (2016) 235–240.

2 Gracovetsky S. The resting spine: A conceptual approach to the avoidance of spinal reinjury during rest. Physical Therapy 1987;67(4):549-53.

3 Haex B. Back and Bed: Ergonomic Aspects of Sleeping. Boca Raton: CRC Press; 2005.

4 Gordon S, Grimmer K, Trott P. Sleep position, age, gender, sleep quality and waking cervico-thoracic symptoms. The Internet Journal of Allied Health Sciences and Practice. 2007;5(1).

5 Bland J. Disorders of the Cervical Spine. Philadelphia: Saunders; 1987.

6 Grieve G. Common Vertebral Joint Problems. 2nd ed. Churchill Livingstone, Edinburgh; 1988.

7 Kramer J. Intervertebral Disk Diseases: Causes, Diagnosis, Treatment and Prophylaxis. 2nded. New York: Thieme Medical Publishers; 1990.

8 Arthritis Care Res (Hoboken). 2015 Mar;67(3):403-10. What triggers an episode of acute low back pain? A case-crossover study. Steffens D, Ferreira ML, Latimer J, Ferreira PH, Koes BW, Blyth F, Li Q, Maher CG.

2 comentários em “Existe postura correta para dormir?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s