Ser sedentário não é o oposto de ser ativo

Costumo insistir que medir a atividade física em relação a dor lombar não é uma questão de dicotomia, isto é, ser ativo ou inativo (sedentário). Este é um conceito muito difícil de explicar ao profissional de saúde, que é acostumado com conclusões dicotômicas, por exemplo: ingerir álcool causa cirrose; não ingerir álcool não causa cirrose; ser ativo não causa infarto; ser sedentário causa infarto.

Deveríamos enxergar o nível de atividade física como um contínuo de níveis de atividade (crescente ou decrescente) (1), logo, o sedentário não é o oposto do sujeito ativo, é alguém que tem um nível de atividade física menor. Entre o sujeito mais sedentário do mundo, e o sujeito mais ativo do mundo, existem níveis de atividade física que vão aumentando gradativamente.

Tanto é que quando tenta-se explicar a relação da atividade física com a dor lombar de forma dicotômica, conclusões diferentes aparecem na literatura. As revisões sistemáticas a respeito de atividade física, sedentarismo e a dor lombar, mais confundem do que ajudam a criar uma proposta de tratamento. Por exemplo: ser sedentário não está associado a dor lombar (2), já o nível baixo de atividade física sim (3). Níveis moderados e intensos de atividade física protegem contra a dor lombar (4), mas níveis moderados e muito vigorosos estão associados a internação por dor lombar e hérnia de disco (5). Outros estudos trazem dados mais conflitantes (6, 7).

Se o parágrafo anterior confundiu você não se preocupe. Eu também fiquei confuso quando li e comparei essas conclusões. O que me levou a entender que existe uma lacuna na literatura, no assunto “nível de atividade física e dor lombar”. Na prática, isso significa que não basta classificar os pacientes com dor lombar como sedentários ou ativos em sua ficha de avaliação, e tentar relacionar a dor que eles possuem. É necessário uma avaliação que considere um contínuo de atividades para conseguir classificar o nível de atividade física, e a partir daí, poder prescrever exercícios de forma mais direcionada.

Infelizmente ainda carecemos de boas ferramentas validadas para esse tipo de avaliação. As que existem são pouco confiáveis, e cheias de viés, então, sugiro que você construa sua própria escala, e se conhecer uma boa escala validada para medir o nível de atividade física, mande pra mim! Rs.

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REFERÊNCIAS

1 Heneweer H, Vanhees L, Picavet HSJ. Physical activity and low back pain: a U-shaped relation? Pain 2009;143(1–2):21–5.

2 Chen SM, Liu MF, Cook J, Bass S, Lo SK. Sedentary lifestyle as a risk factor for low back pain: a systematic review. Int Arch Occup Environ Health (2009) 82:797–806.

3 R. Shiri, K. Falah-Hassani, E. Viikari-Juntura, D. Coggon. Leisure-time physical activity and sciatica: A systematic review and meta-analysis. Eur J Pain. 2016 Nov;20(10):1563-1572.

4 Shiri R, Falah-Hassani K. K. Does leisure time physical activity protect against low back pain? Systematic review and meta-analysis of 36 prospective cohort studies. Br J Sports Med 2017;0:1–11.

5 Balling M, Holmberg T, Petersen CB, Aadahl M, Meyrowitsch DW, Tolstrup JS.Total sitting time, leisure time physical activity and risk of hospitalization due to low back pain: The Danish Health Examination Survey cohort 2007-2008. Scand J Public Health. 2018 Feb 1:1403494818758843.

6 Heneweer H, Staes F, Aufdemkampe G, van Rijn M, Vanhees, L. Physical activity and low back pain: a systematic review of recent literature. Eur Spine J (2011) 20:826–845

7 Sitthipornvorakul E, Janwantanakul P, Purepong N, Pensri P, van der Beek AJ. The association between physical activity and neck and low back pain: a systematic review. Eur Spine J. 2011;20:677–89. doi:10.1007/s00586-010-1630-4.

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