Peso da mochila causa dor lombar?

O profissional de saúde que nunca teve que recomendar para um pai ou mãe aflito “o peso ideal da mochila para seu filho(a)”, que atire a primeira pedra! Mas será que a literatura apoia nossas enfáticas recomendações?

Revisão sistemática com mais de 72.000 pessoas investigou se as características do uso da mochila escolar são fatores de risco para dor nas costas em crianças e adolescentes. A mesma analisou dados de quatro estudos longitudinais de coorte (n=1743), um estudo clínico randomizado (n=108) e mais de 60 estudos transversais (n=70720).

As características da mochila como peso, design e método de transporte não aumentam o risco de desenvolver dor na coluna em crianças e adolescentes. Dois estudos prospectivos relataram que a percepção de peso ou dificuldade em carregar a mochila foi associada a dor nas costas e sintomas persistentes. Os resultados não sugerem uma relação significativa entre o uso de mochilas ou o peso e a dor na coluna em crianças e adolescentes.

Os autores concluem que não há evidências convincentes de que aspectos do uso da mochila aumentem o risco de dores na coluna. Existem algumas evidências de que a percepção de peso está associada à dor nas costas.

Mas atenção! Devido ao pequeno número de estudos prospectivos e à baixa qualidade metodológica dos estudos incluídos nesta revisão, os achados devem ser interpretados com cautela, ou seja, ainda não podemos bater o martelo quanto a essa questão. O que podemos afirmar é que até o momento a ciência não mostra associação relevante entre peso da mochila e dor na coluna.

Mantenha-se atualizado sobre biomecânica e controle motor da coluna, recebendo conteúdo exclusivo por email! Clique aqui para se cadastrar.

REFERÊNCIAS

Yamato TP, Maher CG, Traeger AC, Wiliams CM, Kamper SJ. Do schoolbags cause back pain in children and adolescents? A systematic review. Br J Sports Med 2018;0:1–6.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s